São Paulo - O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (22) o isolamento da cidade de Wuhan devido ao surto de coronavírus. Os serviços de ônibus municipais e intermunicipais, trens e balsas foram totalmente desativados. Todos os voos foram cancelados e passeios turísticos estão suspensos até o dia 8 de fevereiro.

As autoridades de Wuhan ordenaram que todos os cidadãos utilizem máscaras
As autoridades de Wuhan ordenaram que todos os cidadãos utilizem máscaras | Foto: Nicolas Asfouri/AFP

As restrições vão afetar dezenas de milhões de pessoas que se deslocariam por causa do Ano-Novo chinês, no sábado (25) - as autoridades estimam que 3 bilhões de viagens aconteçam dias antes do evento.

O número de casos confirmados de infecção por coronavírus chinês é de 631, com 17 mortes, segundo o “People's Daily”, um dos maiores jornais do país. O número de países afetados também subiu e são nove agora: China, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura, EUA e Arábia Saudita.

A ordem de paralisar os serviços de transporte público começou a valer às 10h15 (horário local). Os primeiros serviços a parar foram os de metrô e trens. Cerca de 30 mil pessoas se deslocam de Wuhan diariamente, de acordo com informações de tráfego aéreo. Muitos outros usam transportes terrestres como trens e carros. A cidade é um hub industrial e comercial na região central da China, e tem o maior aeroporto e porto da região.

As autoridades de Wuhan ordenaram que todos os cidadãos utilizem máscaras, e a entrada de pessoas sem máscara em prédios públicos foi proibida sob pena de responsabilização legal. "Aqueles que desconsiderarem o aviso serão punidos de acordo com as leis e regulamentos relevantes", diz o texto divulgado pelo governo de Wuhan.

Com a alta procura por itens como máscaras, roupas de proteção e desinfetantes, a sede da Cruz Vermelha na China disponibilizou um serviço atendimento 24h para receber doações.

Os mercados ficaram lotados desde o amanhecer com cidadãos comprando e estocando mantimentos. As autoridades de comércio de Wuhan anunciaram que vão fortalecer o fornecimento de carne, ovos, vegetais e grãos.