Paquistão reforça tropas na fronteira com a Índia
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de dezembro de 2008
France Presse 
Islamabad - O Paquistão reforçou as tropas postadas perto da fronteira com a Índia em resposta a uma suposta manobra similar por parte de Nova Délhi, enquanto que o governo indiano pediu a seus cidadãos que não viagem ao país vizinho, o que reflete a intensificação da tensão entre os dois vizinhos nucleares.
Segundo uma fonte militar, o Exército paquistanês está transferindo para a fronteira indiana tropas até então posicionadas no Noroeste do país. No Noroeste do Paquistão, se encontram as zonas tribais fronteiriças com o Afeganistão, que abrigam talibãs e membros da Al-Qaeda.
Paralelamente, foram canceladas as permissões de todo o pessoal operacional do Exército, segundo a fonte que não quis ser identificada. ''Não queremos criar qualquer histeria bélica, mas devemos adotar medidas de segurança mínimas para prevenir qualquer ameaça'', afirmou.
Os dirigentes militares paquistaneses imitaram, segundo a fonte, as medidas que acreditam que a Índia tomou nas últimas semanas, depois dos atentados de Mumbai no final de novembro, que só fez aumentar a tensão já tradicional entre os dois países. Nesse atentado morreram 172 pessoas, incluindo nove de seus autores, e foram atribuídos pelas autoridades indianas a um grupo islamita baseado no Paquistão.


