France Presse
Do Vaticano
O Papa João Paulo II se pronunciou ontem em favor da ingerência humanitária da comunidade internacional nos assuntos internos dos Estados quando as populações civis são afetadas por conflitos internos.
A ingerência humanitária não é somente legal, mas um ‘‘dever’’, segundo o Papa, que não citou nenhum conflito em particular, mas referindo-se principalmente a Chechênia e aos Bálcãs, segundo comentaristas eclesiásticos.
‘‘Quando as populações civis correm o risco de sucumbir sob os golpes de um injusto agressor e os esforços da política e os instrumentos de defesa não violenta não têm nenhum resultado, é legal, inclusive um dever, recorrer às iniciativas concretas para desarmar o agressor’’, estimou o Papa em sua mensagem por motivo do Dia da Paz.
Entretanto, adiantou que estas iniciativas ‘‘devem ser limitadas no tempo, ter objetivos precisos, ser realizadas no pleno respeito ao direito internacional e garantidas de autoridade em nível internacional’’.

mockup