Roma - O papa Francisco convidou os fiéis a "amar a pequenez" em um novo apelo por humildade durante a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro em Roma.

Imagem ilustrativa da imagem Papa pede humildade durante Missa do Galo
| Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP

Cerca de 2.000 pessoas, segundo a assessoria de imprensa do Vaticano, compareceram à celebração, na quinta-feira (24) usando máscaras e sentadas distantes umas das outras. Entre os presentes na cerimônia, celebrada em vários idiomas, estavam embaixadores e representantes de outras denominações cristãs, além de mais de 200 padres, bispos e cardeais.

Os fiéis que ficaram sem ingresso puderam acompanhar a missa do lado de fora, na Praça de São Pedro, por meio de telões.

Em sua homilia, o pontífice argentino de 85 anos convidou os fiéis a "amar a pequenez" como um "caminho para a verdadeira grandeza" e a "redescobrir as pequenas coisas da vida".

Chamando a Igreja a ser "amável, pobre e fraterna", Jorge Mario Bergoglio, defensor incansável dos vulneráveis, alertou contra a "indiferença" diante da pobreza. "Jesus ao nascer estava rodeado justamente pelos pequenos, pelos pobres, (...) próximos dos esquecidos das periferias. Ele vem de onde a dignidade do homem é posta à prova", destacou.

"Voltemos às origens: aos fundamentos da fé, ao primeiro amor, à adoração e à caridade", insistiu o Santo Padre.

Esta é a segunda missa de Natal consecutiva em tempos de Covid. Em 2020, apenas 200 pessoas, a maioria funcionários do pequeno Estado do Vaticano, puderam assistir à missa devido às restrições sanitários.

Nesta quinta-feira, o papa já havia pedido à Cúria Romana que mostrasse "humildade" e "sobriedade" e fugisse do "mundanismo" e do "orgulho" durante suas tradicionais celebrações de Natal.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1