País pede oportunidade e oferece troca de urânio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de março de 2010
<br> Folhapress 
São Paulo - O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, defendeu ontem uma saída diplomática para a polêmica em torno do programa nuclear do Irã. Já o diretor da Agência de Energia Atômica iraniana, Ali Akbar Salehi, reiterou que o país está disposto a trocar, de uma só vez, como pedem as potências, 1,2 mil quilos de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear.
Em entrevista a jornalistas em Teerã, capital do Irã, o político conservador alertou que não existe consenso mundial sobre as sanções contra seu país e insistiu que elas serão inúteis para impedir os avanços do programa nuclear. ''Não existe acordo sobre as medidas punitivas contra o Irã porque há diversas opiniões na cena internacional. As sanções são completamente inúteis'', ressaltou Larijani. ''O Irã acredita na capacidade da diplomacia para resolver o assunto.''
Os Estados Unidos lideram uma campanha por uma quarta rodada de sanções no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), mas enfrentam resistência da China, que conta com poder de veto por ser membro permanente. As declarações do presidente do Parlamento coincidiram com as palavras de Salehi, que reiterou a oferta do Irã de trocar seu urânio pouco enriquecido por combustível nuclear.
Salehi indicou que seu país ''está disposto a ceder os 1,2 mil quilos de urânio empobrecido em troca do combustível enriquecido para o reator de Teerã desde que a troca seja feita em nosso território''. A proposta já havia sido feita meses atrás, mas foi rejeitada pelas grandes potências mundiais. ''O que dizemos agora é que estamos preparados para enviar todo o urânio de uma vez, sob condição de que a troca seja feita no Irã e de forma simultânea. Podemos entregar 1,2 mil quilos de urânio empobrecido e receber 120 de urânio enriquecido a 20%'', reiterou.
Esta é a primeira vez que o Irã se mostra disposto a uma troca, em uma única etapa, do urânio levemente enriquecido por combustível mais enriquecido, necessário para o funcionamento de um reator de pesquisas médicas em Teerã.


