Otan teme o uso de escudos humanos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de abril de 1999
Reuters 
A Otan anunciou ontem que estava tendo sucesso nos ataques contra forças sérvias em Kosovo, mas expressou temores de que os líderes iugoslavos poderiam usar milhares de refugiados como escudos humanos contra bombardeios aéreos da aliança. O governo iugoslavo emitiu um comunicado dizendo que a paz havia retornado a Kosovo, seguindo-se ao anúncio de um cessar-fogo unilateral na noite de terça-feira. Mas os Estados Unidos rechaçaram o comunicado, classificando-o de uma ofensiva de charme fadada ao fracasso.
A Otan informou que não tinha evidências de que forças do governo haviam parado de atacar áreas albanesas étnicas na província, e que sua campanha punitiva de ataques aéreos contra alvos sérvios estava sendo intensificada.
Sinais contraditórios emergiram sobre a sorte dos três soldados americanos capturados pelos sérvios. O ministro da Informação iugoslavo, Milan Komnenic, prometeu boas notícias, mas uma fonte próxima ao presidente Slobodan Milosevic disse que eles não serão libertados, apesar da chegada de um enviado cipriota a Belgrado.
Enquanto Washington esperava por notícias, oficiais de defesa afirmaram que mais aviões de combate dos EUA seriam enviados para participar dos ataques da Otan, agora em sua terceira semana. Cerca de 270 aviões americanos já participam da operação, que envolve mais de 600 jatos da Otan.
Numa crise humanitária cada vez maior atingindo regiões cada vez mais amplas dos Bálcãs, refugiados enfrentam fome e o medo de nunca mais verem seus parentes.
A agência de refugiados da ONU afirmou que podia dar conta de 55.000 desabrigados que foram retirados às pressas do posto fronteiriço de Blace, Macedônia, no começo desta semana, mas expressou preocupação sobre o destino de centenas de outros.
Eu tenho um bebê de cinco meses no hospital. Eu preciso de meu marido, lamentava a refugiada Mevljude, 26 anos, no campo de refugiados de Radusa, no norte da Macedônia. Fomos separados em Blace. Eu sei que ele está aqui. Eu tenho de encontrá-lo.
Refugiados que foram transferidos para Korce, Albânia, acusaram a polícia da Macedônia de aterrorizá-los quando os forçou a entrar em ônibus. Mas a Macedônia rejeitou críticas internacionais e responsabilizou os ataques da Otan pelo êxodo em massa de Kosovo. A Iugoslávia fechou esta semana as fronteiras da província e obrigou o retorno de milhares de pessoas.
Ninguém fora da província sabe o que ocorreu com eles. O comunicado de Belgrado afirma que o processo de retorno de pessoas deslocadas de Kosovo, predominantemente de nacionalidade albanesa, foi iniciado.
O secretário-geral da Otan, Javier Solana, disse que Milosevic pode ter duas razões para fechar as fronteiras. Uma seria evitar imagens do êxodo em massa sendo mostradas em todo o mundo. Outra, a intenção de usar pessoas como escudos humanos no caso de a ação militar da aliança se concentrar mais no solo.


