OTAN comemora 50 anos com guerra e sem cerimônias
PUBLICAÇÃO
domingo, 04 de abril de 1999
France Presse 
A Otan comemorou ontem o 50º aniversário de sua criação, em 4 de abril de 1949, sem cerimônias: desde 24 de março, os 19 membros da Organização estão em guerra declarada contra a Iugoslávia de Slobodan Milosevic.
Os 50 anos da Otan acontecem em meio à guerra, para acabar com a barbárie em Kosovo do último tirano da Europa, e em meio à ajuda humanitária para milhares de refugiados expulsos de suas casas, declarou à Agência France Presse um responsável da Aliança, que pediu anonimato.
Depois do primeiro conflito terrestre na Bósnia-Herzegovina, onde permanecem 30.000 homens, a Otan está hoje presente na Macedônia (12.000 homens) e se prepara para se instalar na Albânia (entre 6.000 e 8.000 homens previstos).
Meio século depois de ter sido criada para se opor a uma eventual invasão soviética, a Otan se converteu no elemento básico da segurança na Europa.
Depois de ter triunfado na guerra fria, a Aliança multiplicou, desde o início da década, os laços de cooperação com antigos inimigos do Leste Europeu, entre eles a Rússia. Três novos países se integraram à Otan (Polônia, República Tcheca, Hungria).
Só o equilíbrio dos poderes dentro da Otan entre Estados Unidos, potência dominante, e a Europa, ainda não se concretizou.
Um conceito novo foi adotado no início deste ano, durante uma reunião em Washington, que especifica as missões da Aliança para o próximo século.
Os 19 aliados são: Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Portugal, Grã-Bretanha e Islândia, Grécia e Turquia (desde 1952), Alemanha (desde 1955), Espanha (desde 1982), Polônia, República Tcheca e Hungria (desde 12 de março de 1999).


