Associated Press
De Caracas
Ao mesmo tempo em que a Assembléia Constituinte da Venezuela inicia seus debates para declarar a emergência judicial, a presidente da Corte Suprema de Justiça, Cecilia Sosa Gómez, declarou à imprensa que os congressistas vêm demonstrando ‘‘grande evolução’’.
‘‘A assembléia vem evoluindo em seu pensamento (...) O que dá a entender que eles (os constituintes) estão reconsiderando sua verdadeira função’’, disse Sosa à edição de ontem do jornal ‘‘El Nacional’’.
Entretanto, Luis Miquilena, presidente da constituinte, disse que são esperadas para hoje decisões sobre o estado de emergência no Judiciário.
Mas, segundo Gómez, a evolução da assembléia é evidenciada no fato de sua recusa em declarar a emergência nacional e ao empregar termos cada vez mais apropriados no processo de mudanças que vive a Venezuela.
Nesse sentido, Gómez recordou que a constituinte falou primeiramente em ‘‘dissolver’’ os poderes constituídos (Congresso e Suprema Corte de Justiça), logo depois falou em ‘‘intervir’’ e, agora, fala em ‘‘organizar’’ os poderes públicos.
‘‘Os constituintes estão para escrever uma nova carta magna e entregá-la ao povo. Nem mais, nem menos’’, acrescentou Gómez.

mockup