Ortega está confiante na volta ao poder
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de novembro de 2001
De Manágua 
O candidato da Frente Sandinista da Libertação Nacional (FSLN) à presidência da Nicarágua, Daniel Ortega, disse que votou ontem confiante em uma vitória eleitoral que lhe devolva o poder, que deixou em 1990. Ortega, que votou em uma escola perto de sua casa em Manágua, se recusou, como nas eleições de 1990 e 1996, a usar o benefício de não entrar na fila para votar, e esperou junto ao resto de seus vizinhos.
Ortega disse que não aprova a decretação do estado de emergência diante de eventuais distúrbios, pois as distintas forças políticas ''demonstraram uma grande maturidade, não houve violência (na campanha eleitoral) e foram muito poucos os incidentes''. O presidente da Nicarágua, Arnoldo Alemán, depois de depositar seu voto, declarou que se ocorrerem distúrbios que ultrapassem a capacidade da polícia fará ''o que a lei manda'', mas não disse que vai decretar ''estado de emergência nacional''.
Em relação aos rumores de que dirigentes liberais e sandinistas negociavam um acordo sobre repartição de cotas de poder em caso de um empate nas eleições, Ortega afirmou que não vai ''negociar os resultados''.
Consultado sobre a possibilidade de seu eventual governo apoiar os Estados Unidos na luta contra o terrorismo, Ortega disse ter sido ''claro que o país
foi vítima do terrorismo, da violência e que tem uma autoridade muito grande para planejar sua colaboração e condenação ao terrorismo''. Ortega disputa a Presidência da Nicarágua com o candidato liberal Enrique BolaÀos, com quem está empatado segundo as pesquisas, e com o conservador Alberto Saborío, que conta apenas com 3 por cento das intenções de voto. (Agência EFE)


