O primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak, rejeitou sem rodeios as exigências palestinas, ontem, durante um diálogo ‘‘profundo e sério’’ entre as duas equipes de negociadores. A rodada de conversações de paz foi secreta, mas indicou-se que não houve acordo sobre os principais tópicos em discussão.
‘‘A paz não será fechada a qualquer preço’’, disse Barak durante sua campanha eleitoral, iniciada ontem no rádio e na tevê.
‘‘Sob nenhuma circunstância aceitaremos o direito de retorno (dos refugiados) a Israel e nunca assinaremos nenhum documento transferindo a soberania da Esplanada das Mesquitas para os palestinos.’’
Apesar da pressão de radicais de ambos os lados contra a continuidade das conversações de paz, altos negociadores da Autoridade Palestina (AP) e de Israel prosseguiram com o exame das propostas do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O objetivo é chegar a alguns pontos básicos para o diálogo após a posse de George W. Bush, sábado.
Em Gaza, colonos judeus do assentamento de Kfar Yam, na Faixa de Gaza, continuaram ontem os incêndios de plantações e casas do vilarejo árabe de Al-Mawasi, em represália pela morte no domingo de um colega atacado por militantes palestinos armados.
Na segunda-feira, imagens de tevê mostraram soldados israelenses sem intervir para conter os colonos.
Ontem, um porta-voz da polícia, Yossi Koppel, disse desconhecer detalhes das ações, mas garantiu que os moradores que tomaram parte dos ataques seriam identificados pelas gravações e processados pela Justiça.
O colono Roni Tsalah foi sequestrado quando trabalhava em sua granja. Em resposta, Israel voltou a fechar o aeroporto internacional de Gaza e recolocou bloqueios nas estradas.
Na Cisjordânia, mais um palestino acusado de colaborar com Israel foi morto ontem, supostamente pela Tanzim, facção militar da organização Fatah, elevando para seis os chamados colaboracionistas mortos nos últimos dias.
Novos incidentes armados ocorreram na madrugada de ontem entre militares israelenses e palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, sem causar feridos, indicaram fontes militares israelenses.

mockup