Washington - O projeto de orçamento do Pentágono para 2004, anunciado ontem, chega a 400 bilhões de dólares - sem uma eventual guerra no Iraque - e destina imensas somas para novos navios e aviões sem piloto, para forças especiais e para a defesa antimíssil.
O Pentágono busca 15,3 bilhões de dólares adicionais para gastos militares no próximo ano (+4,4%) e pede 20 bilhões anuais a mais para atingir a soma colossal de 500 bilhões de dólares no final da década.
Segundo altos funcionários do departamento de defesa, não se realizou nenhuma provisão especial para cobrir os gastos de uma eventual guerra contra o Iraque. ''Não sei quanto custará a guerra'', disse um deles, que qualificou de ''fantasiosas'' as atuais estimativas sobre o custo de uma guerra, que variam entre 50 e 200 bilhões de dólares.
Além disso, o Pentágono solicitará ao congresso a aprovação de fundos suplementares para financiar o custo - em constante aumento - das operações no Golfo e no Afeganistão e da luta contra o terrorismo.
A parte do projeto de orçamento da administração reservada ao Pentágono é de 379,900 bilhões de dólares, mas o total de gastos para a defesa nacional alcança 399,800 bilhões, com os gastos do departamento de energia. ''2004 é um orçamento para tempos de paz como foi o de 2003'', indicou uma autoridade.
Os fundos para as forças de operações especiais aumentariam 1,5 bilhão de dólares a partir de seu atual nível, de 3 bilhões, refletindo o maior papel do comando de operações especiais em conflitos como o do Afeganistão.
O Pentágono prevê empregar mais 1.890 pessoas na sua campanha antiterrorista e modernizar a frota de aviões e helicópteros à disposição das forças especiais. Prevê também gastar 1,7 bilhão de dólares em armas guiadas de precisão e 12,2 bilhões de dólares na compra de sete navios de guerra, com os quais a frota americana vai superar os 300 navios por volta de 2006.
Finalmente, o projeto prevê 9,6 bilhões de dólares para a defesa antimísseis, uma prioridade da administração Bush. Cerca de 300 milhões de dólares serão destinados à construção de um radar espacial, encarregado de detectar e seguir objetivos em terra.

mockup