Oposição indiana quer a renúncia do premier
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de março de 2001
Associated Press De Nova Délhi 
O primeiro-ministro da Índia conquistou ontem o apoio da coalizão governista, livrando seu governo de um perigo imediato apesar de um escândalo provocado por videoteipes mostrando autoridades aceitando propina para facilitar uma falsa transação de equipamentos militares.
Irritados legisladores da oposição forçaram a suspensão dos trabalhos parlamentares mais cedo ontem, exigindo que a renúncia do governo em vista do escândalo revelado por jornalistas com câmeras escondidas que se apresentaram como comerciantes de armas tentando forçar a venda de equipamentos.
O presidente do partido governista, Bangaru Laxman, renunciou na noite de terça-feira depois que um grupo de mídia da Internet, Tehelka.com, divulgou videoteipes mostrando cenas em que ele recebia 100.000 rúpias, ou cerca de US$ 2.175.
Mas, numa crucial reunião na noite de ontem, o primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee, conseguiu o apoio da governista Aliança Democrática Nacional.
Todos os membros da coalizão expressaram solidariedade e sua confiança na liderança de Vajpayee, disse Musarilo Maran, líder de um parceiro-chave da aliança, o Partido Dravida Munnethra Kazhagham.
O governo suspendeu o major-general do Exército P.S.K. Choudhury e quatro outros oficiais do Ministério da Defesa que aparecem nas fitas.
Serão tomadas ações determinadas contra qualquer outro oficial caso algum desvio de conduta seja estabelecido, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, P.K. Bandopadhyay.
As duas casas do Parlamento foram forçadas a suspender seus trabalhos ontem depois que os ânimos ficaram demasiadamente exaltados entre os legisladores.


