Operação contra terrorismo islâmico prende 12 na Espanha
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
France Presse 
Madri- Pelo menos 12 pessoas foram detidas, ontem, durante uma operação que desarticulou ''uma célula vinculada ao terrorismo islâmico, que prestava apoio e protegia'' membros da rede Al-Qaeda, informou o Ministério espanhol do Interior.
Mais cedo, essa mesma fonte havia divulgado a detenção de oito pessoas.
''Oito dos detidos teriam facilitado a fuga de cinco envolvidos nos atentados do 11-M'', que deixaram 191 mortos, em Madri, em 11 de março de 2004, segundo um comunicado ministerial.
Os detidos são marroquinos e ligados aos ''trabalhos de apoio na ocultação e posterior fuga de outros terroristas da Al-Qaeda, incluindo alguns envolvidos nos atentados de 11-M'', acrescenta o texto.
A polícia fez batidas nas residências dos suspeitos em várias localidades da região da Catalunha (nordeste), Madri (centro) e Cádiz (sul). As outras quatro detenções, de três marroquinos e de um argelino, ligados aos demais já presos, aconteceram no final da tarde.
A operação foi ordenada pelo juiz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, de acordo com fontes judiciais. Essas medidas fazem parte de uma investigação aberta em 2005, durante a qual se desarticulou uma estrutura terrorista que tinha por objetivo ''cometer ações suicidas contra as tropas estrangeiras'' no Iraque.
Em outubro de 2007, a Justiça espanhola condenou 21 dos 28 acusados pelos atentados do 11 de Março. Três deles foram sentenciados a penas recordes de até 42.000 anos de prisão, embora, na prática, não possam cumprir mais de 40.
Em julho, o Tribunal Supremo absolveu quatro dos 21 condenados.
Nos últimos meses, a polícia espanhola tem realizado várias operações no meio islâmico, em especial, na Catalunha.


