ONU tem 'quase certeza' de crimes contra humanidade
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Folhapress 
São Paulo - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, acusou a Síria ontem de ter cometido crimes contra a humanidade, com ''quase certeza''. As violações teriam ocorrido com a prisão e tortura de diversos ativistas, incluindo um blogueiro nascido nos Estados Unidos.
Em entrevista em Viena, na Áustria, o chefe da organização pediu ao regime do ditador Bashar al Assad o fim do uso de força indiscriminada contra civis na repressão aos protestos da oposição.
''Nós vemos bairros destruídos indiscriminadamente, hospitais sendo usados como centro de tortura e crianças de 10 anos condenadas e violentadas. Temos quase certeza de crimes contra a humanidade''.
Forças sírias prenderam o proeminente ativista pró-direitos humanos Mazen Darwich e vários outros ontem, depois de invadirem o escritório dele no Centro de Damasco, disse o oposicionista Louay Hussein.
Hussein, um oponente do ditador sírio, Bashar al Assad, disse que a ativista Yara Badr também foi detida nessa operação.
Darwich dirige o Centro Sírio para a Mídia e a Liberdade de Expressão e tem sido ativo no registro de violações de direitos humanos cometidos pelas forças sírias na revolta contra Assad, que já dura 11 meses.
Ele havia sido detido no ano passado, após fazer parte de uma manifestação para a exigir a libertação de prisioneiros políticos.


