France PresseDiplomaciaDepois de encontro de três horas com Saddam Hussein, Kofi Annan (e) disse que perspectivas são positivasO secretário-geral da ONU, Kofi Annan, concluiu um acordo com o Iraque resolvendo o impasse com as Nações Unidas sobre inspeções de armas, informou ontem no início da noite seu porta-voz. ‘‘Posso confirmar que temos um texto acordado’’, afirmou num comunicado o porta-voz Fred Eckhard. ‘‘Um acordo será assinado em algum momento antes da entrevista coletiva de 10h30 (5h30 de segunda-feira hora de Brasília)’’, disse Eckhard.
Mais cedo, uma fonte iraquiana, que pediu para não ser identificada, afirmou que Annan havia em suas conversações com o vice-primeiro-ministro do Iraque, Tareq Aziz, concluído um acordo que seria assinado no Ministério do Exterior nesta segunda-feira de manhã. Enquanto ele falava, empregados do ministério começavam a preparar uma grande sala para a cerimônia.
O otimismo em relação a uma solução pacífica para a crise iraquiana ampliou-se ontem à tarde depois das reuniões do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o presidente iraquiano, Saddam Hussein, e com o vice-primeiro-ministro do Iraque, Tarek Aziz. Depois de um encontro de quase três horas com Saddam, Annan disse que as negociações diplomáticas tinham sido ‘‘muito positivas’’, acrescentando que elas poderiam progredir ainda mais ao final da reunião com Aziz, que começou horas depois.
Depois da nova rodada de negociações com Aziz - a terceira desde a chegada de Annan a Bagdá, na sexta-feira -, um diplomata que acompanhava o encontro informou que todos os problemas que impediam um acordo tinham sido resolvidos. ‘‘Todas as questões foram solucionadas e um acordo com o presidente Saddam Hussein foi alcançado’’, declarou a fonte.
De acordo com Fred Eckhard, as negociações tiveram por princípio um documento apresentado ao líder iraquiano por Annan. Ele acrescentou que só Annan e líderes dos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China - conheciam o conteúdo.
Depois de deixar, sorrindo comedidamente, a reunião com Saddam, Kofi Annan, entrou em contato com representantes dos países que integram o Conselho de Segurança. Aparentemente, a última questão resolvida dizia respeito ao prazo que o Iraque queria impor aos inspetores de armamento da ONU para que vistoriassem oito palácios usados como residência por Saddam, nos quais poderiam estar armazenadas armas químicas e bacteriológicas de destruição em massa.
O Iraque pretendia limitar o período da inspeção nesses locais a 60 dias. Os EUA e a Grã-Bretanha, que deslocaram milhares de soldados e grande quantidade de equipamento bélico para o Golfo Pérsico, deixaram claro que Saddam não evitaria um ataque militar ao Iraque se não permitisse o trabalho livre e incondicional dos inspetores.

mockup