Bruxelas, Bélgica - O vice-premiê e ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, fechou acordo tripartidário e deve suceder a primeira-ministra Angela Merkel. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (24), pelos líderes do SPD (social-democrata), dos Verdes e do FPD (liberal).

O acordo será submetido agora aos três partidos, e espera-se que Scholz seja eleito primeiro-ministro pelos deputados no começo de dezembro
O acordo será submetido agora aos três partidos, e espera-se que Scholz seja eleito primeiro-ministro pelos deputados no começo de dezembro | Foto: Tobias Schwarz/AFP

O acordo será submetido agora aos três partidos, e espera-se que Scholz seja eleito primeiro-ministro pelos deputados no começo de dezembro. Isso instalará o primeiro governo de coalizão triplo na Alemanha desde o pós-guerra.

Segundo a mídia alemã, Annalena Baerbock, colíder dos Verdes que concorreu nas eleições a primeira-ministra, se tornará ministra das Relações Exteriores, e o colíder Robert Habeck assumirá um novo ministério, que reúne economia e metas climáticas. O líder do liberal FDP, Christian Lindner, será o novo ministro das Finanças, e o social-democrata Hubertus Heil continuará como ministro do Trabalho.

A coligação foi apelidada de semáforo, por causa das cores de seus partidos: vermelho dos sociais-democratas, amarelo dos liberais e verde, dos ambientalistas.

O principal obstáculo nas negociações foram as discordâncias sobre como financiar a transição para uma economia verde, segundo pessoas envolvidas no acerto. Segundo a agência de notícias Reuters, as partes envolvidas concordaram em se comprometer com a eliminação do uso de carvão na indústria até 2030 e com o fim da geração de energia a gás até 2040.

Embora os Verdes e o SPD sejam vistos como parceiros naturais dentro da centro-esquerda, o liberais têm histórico fiscal mais agressivo e seu programa está mais próximo do dos conservadores da CDU, partido da primeira-ministra Angela Merkel.

Isso fez com que políticos e a mídia previssem um período longo de negociação, o que acabou desmentido pelos três partidos. O pacto conclui reuniões formais que duraram pouco mais de um mês, envolvendo cerca de 300 negociadores, em 22 grupos de trabalho.

A coalizão encerrará os 16 anos do governo de centro-direita liderado por Merkel - se Scholz for eleito na primeira quinzena de dezembro, ela deixará por poucos dias de bater o recorde de permanência no governo de seu ex-mentor, Helmut Kohl.

No que provavelmente deve ser sua última reunião de gabinete, a primeira-ministra se despediu de colegas nesta quarta e recebeu uma árvore de presente de Scholz, segundo pessoas presentes na reunião.

Scholz deve assumir a Alemanha no pior surto de Covid-19 a atingir o país desde o começo da crise. Além disso, comandará o país mais rico de uma Europa lutando contra as consequências do Brexit e a crise na fronteira com Belarus.

Durante o governo Merkel, o social-democrata acumulou trunfos que o levaram de terceiro na corrida eleitoral a líder do partido mais votado. Scholz foi o responsável por montar o programa de ajuda contra a crise do coronavírus, que ele apresentou como "a bazuca necessária" para segurar empregos e apoiar empresas: um pacote de 750 bilhões de euros (R$ 4,7 trilhões), calçado em uma dívida de quase 400 bilhões de euros.

Também viu ser aprovada em julho deste ano, na reunião do G20 em Veneza, a proposta de imposto mínimo global, da qual ele era um dos principais articuladores.

Nessa função federal, também não escapou de acusações: é investigado sob suspeita de falhar na fiscalização da financeira Wirecard, que quebrou. Seus índices nas pesquisas eleitorais não se mexeram após o caso, o que levou os jornais a chamá-lo em seus títulos de "candidato Teflon".

Em vez disso, tiveram mais força seu slogan "Scholz resolve" e suas investidas explícitas para se mostrar como o herdeiro do estilo Merkel de governar. Numa delas, posou para uma capa de revista imitando o gesto de mãos em forma de losango que é marca registrada de sua chefe.

De personalidade controlada, antes de ser candidato ele já havia sido apelidado por jornalistas de "Scholz-o-mat", expressão que o identifica com algo tão previsível quanto uma máquina de lavar roupas.

Muitas vezes descrito como "sem carisma" ou "alguém que saiu de um congresso de contadores", transmite mais tranquilidade que tédio, porém, e está longe de ser um tecnocrata obtuso, sem outros interesses. É apaixonado por literatura e um admirador do romancista austríaco Robert Musil (1880-1942) e dos irmãos alemães Henrich (1851-1950) e Thomas Mann (1875-1955). Costuma acompanhar todas as edições da exposição de arte contemporânea Documenta - que acontece a cada cinco anos na Alemanha - e é aficionado por cinema.