Obras de arte da Acrópole seguem para novo museu
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
France Presse 
Atenas - O translado das estátuas e blocos esculpidos da Acrópole de Atenas para um moderno museu, situado ao pé da colina, começou ontem, com o deslocamento de uma parte do friso norte do Parthenon, que pesa 2,3 toneladas.
Mantido dentro de uma caixa metálica, esse baixo relevo que representa uma festa religiosa antiga para a deusa Atenea foi transferido do atual museu, situado na parte alta do local, ao lado do Parthenon, para o novo, construído pelo arquiteto suíço Bernard Tsunami, 300 metros mais abaixo.
Sob um céu nublado e com ventos de 30 a 39 km/h, três gruas gigantes colocadas na parte baixa da Acrópole revezaram-se para transferir essa obra, em uma operação que durou uma hora e meia e foi acompanhada de perto pelo ministro da Cultura, Michalis Liapis.
Mais de 300 estátuas e blocos esculpidos e centenas de vestígios que estavam até agora nos depósitos do velho museu devem ser transferidos em quatro viagens diárias. A operação custará 1,6 milhão de euros e está assegurada por 400 milhões de euros.
É a primeira vez, em 2.500 anos, que as obras de arte da Grécia Antiga, que faziam parte da Acrópole deixarão a colina em um traslado sem precedentes, ''tecnicamente difícil, complicado e delicado'', segundo engenheiros e arqueólogos.A transferência levará seis semanas, sem descartar possíveis atrasos devido ao mal tempo.
A Acrópole, símbolo da civilização grega antiga do V século antes de Cristo, com monumentos como o Parthenon, o Erecteion e o templo de Atenea, entre outros, é um de dos lugares mais visitados do mundo.


