Obama se prepara para anunciar vitória amanhã
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de maio de 2008
France Presse 
Washington- O pré-candidato democrata à presidência americana Barack Obama se prepara para anunciar, amanhã, sua vitória sobre Hillary Clinton na disputa do Partido Democrata, afirmou o senador por Illinois durante uma reunião de arrecadação de fundos no Oregon.
Prevendo sua vitória amanhã, na primária do Oregon (Noroeste), enquanto sua adversária é favorita em Kentucky (Centro-Leste), Obama disse: ''Estamos em condições de dizer que ganhamos a maioria de delegados necessários para obter a candidatura''.
Obama explicou que espera que sua vitória no Oregon, onde estão em jogo 52 delegados (51 em Kentucky), permita ultrapassar a barreira da maioria de delegados, ou seja 1.627.
São necessários 2.025 delegados para obter a candidatura democrata na convenção nacional do partido em Denver (Colorado) no fim de agosto, mas este número inclui os ''superdelegados''.
Esses ''superdelegados, quase 800, são as principais autoridades do partido, que têm liberdade para decidir seu voto. A maioria dos que já revelaram sua opção está ao lado de Obama.
No estado 'progressista' do Oregon, a composição demográfica é considerada favorável ao senador negro. Já em Kentucky, um estado mais pobre e conservador, majoritariamente branco e operário, a balança pende para Hillary Clinton. Ambos devem obter vitórias com amplas margens amanhã.
Depois de Kentucky e Oregon restarão três primárias democratas, em Porto Rico no dia 1º de junho, Montana (Noroeste) e Dakota do Sul (Norte) dois dias depois. Hillary Clinton já afirmou que pretende seguir em campanha até o fim das primárias.
A senadora por Nova York promete não desistir, apesar dos analistas considerarem que a vantagem de Obama não tem mais como ser superada. Além disso, a campanha de Hillary possui dívidas milionárias e o número de estados que ainda organizarão primárias é cada vez menor.
Levando em consideração os 'superdelegados', até o momento Barack Obama reúne 1.893 delegados, contra 1.720 da ex-primeira-dama, de acordo com o site independente RealClearPolitics.


