Manchester - Os centros de votação abriram ontem dando início às cruciais primárias do estado americano de New Hampshire (leste), onde as pesquisas mostram que o democrata Barack Obama têm grandes chances de alcançar uma segunda vitória sobre Hillary Clinton.
Apesar de empatado com Hillary em 33% das intenções de voto em nível nacional, Obama está na dianteira das pesquisas prévias às primárias de New Hampshire. O USA Today/Gallup assinala que o senador tem 13 pontos de vantagem sobre a ex-primeira-dama. Além disso, pesquisa CNN/WMUR também mostra o favoritismo de Obama, com 39% contra 29%.
Do lado republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney tem muito em jogo. O rico empresário mórmon investiu em vão milhões de dólares em Iowa: um desempenho ruim em New Hampshire pode travar, caso não acabe de vez, suas ambições presidenciais.
Romney foi superado na quinta-feira passada pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee no cáucus de Iowa. De acordo com pesquisas, o favorito em New Hampshire é o senador e veterano da guerra do Vietnã John McCain.
Essas primárias, que acontecem cinco dias depois do cáucus de Iowa, servirão de prova de fogo aos pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano à presidência dos Estados Unidos. No passado, muitos pré-candidatos atiraram a toalha após uma derrota nas primárias deste pequeno estado da costa leste dos Estados Unidos.

mockup