BELGRADO - Enquanto eleitores sérvios iam às urnas em várias municipalidades do país, dezenas de milhares de simpatizantes da oposição fizeram ontem uma marcha pelo centro de Belgrado para protestar contra a realização de novas eleições locais. A coalizão de direita Zajedno venceu as eleições para as assembléias de 15 das 18 maiores cidades da Sérvia no dia 17, mas comissões eleitorais regionais anularam o resultado alegando irregularidades no processo. A oposição boicotou a votação de ontem.
A marcha reconstituiu o itinerário de protestos feitos nos últimos dias, depois que as eleições foram anuladas. O líder da coligação, Zoran Dijndjic, liderou a manifestação, que segundo testemunhas reuniu um número superior às 40 mil pessoas presentes à marcha de terça-feira.
‘‘A cada dia tiramos um tijolo dessa Muralha Chinesa’’, disse Dijndjick, exultante, à multidão reunida à frente da sede de seu partido, em referência ao governo do presidente Slobodan Milosevic.

mockup