São Paulo - O novo premiê do Egito, Essam Sharaf, compareceu ontem à Praça Tahrir, no centro do Cairo, para se unir à manifestação de milhares de pessoas convocadas para o local, que foi o epicentro dos 18 dias protestos antirregime que terminaram com a renúncia do então ditador do país, Hosni Mubarak.
Sharaf foi designado para o cargo ontem, em substituição ao general reformado Ahmed Shafiq, que tinha sido nomeado chefe de governo em 29 de janeiro por Mubarak - que, por sua vez, renunciou ao poder em 11 de fevereiro.
Ex-ministro dos Transportes, Sharaf tornou-se popular entre os manifestantes quando participou das demonstrações que forçaram a renúncia de Mubarak. ''Eu chamo a vontade e a determinação a partir daqui'', afirmou o premiê a estimados 10 mil manifestantes. ''Farei o meu melhor para realizar suas demandas'', disse, completando que irá renunciar em caso de falhar.
Sua aparição na praça - ele foi levado nos ombros por manifestantes até o palco e depois para fora dele - é a última evidência do poder dos grupos de jovens quase um mês depois de eles terem conseguido a renúncia de Mubarak.
O governo de Sharaf irá funcionar interinamente até a realização de eleições parlamentares.

mockup