Nova reunião sobre Kosovo entre líderes da Otan em Bruxelas
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de março de 1999
France Presse 
Os líderes do estado-maior dos países-membros da Otan se reunirão na terça e quarta-feira em Bruxelas em uma sessão semestral, dedicada particularmente à situação da província sérvia de Kosovo e à eventual mobilização de uma força de paz de 26 mil homens, em caso de se chegar a uma solução pacífica para o conflito, informou ontem um representante da Aliança Atlântica.
Estão previstas reuniões específicas com os 28 parceiros neutros do leste Europeu da Organização do Tratado do Atlântico Norte e seus colegas ucranianos e russos.
Segundo um representante da Otan, será feita aos chefes de estado-maior uma apresentação sobre a situação de Kosovo e será repassado o dispositivo militar mobilizado na Macedônia.
Atualmente, naquele país, estão 6 mil homens, preparados para ser rapidamente levados para Kosovo como vanguarda de uma eventual força de paz de 26 mil homens, informou o representante, que pediu para permanecer sob anonimato.
Os países-membros da Otan enviarão um total de 20 mil homens, enquanto o restante viria de países não-membros da Aliança Atlântica, mas que manifestaram sua disposição de participar de uma força de paz.
Ante a perspectiva de serem retomadas, em 15 de março, as negociações entre sérvios e kosovares na França, a Otan está preparada para acompanhar no âmbito militar o acordo que for alcançado ou, não havendo um, bombardear alvos militares sérvios no caso de um eventual fracasso nas negociações.


