Notas

Estudo sobre
o buraco negro
Astrônomos encontraram as primeiras provas conclusivas da existência de um buraco negro com a massa de aproximadamente 2,6 milhões de Sóis no centro da Via-Láctea. O achado, anunciado ontem durante a 191ª reunião da Associação de Astrônomos dos Estados Unidos, é resultado de cinco anos de estudos. Os cientistas suspeitavam havia tempo da existência do fenômeno no centro de nossa galáxia, numa potente fonte de emissões de ondas de rádio chamada Sagitário A.
EUA, Turquia e Israel
iniciam manobras
Navios de guerra dos Estados Unidos, Israel e Turquia iniciaram ontem uma série de manobras conjuntas, sob acirradas críticas dos países árabes. Dos exercícios de simulação de resgate participam cinco navios, vários helicópteros e aviões e cerca de mil fuzileiros navais. As manobras são realizadas no Mar Mediterrâneo, perto do porto israelense de Haifa.(DPA)
Desempregados
protestam na França
Milhares de desempregados realizaram ontem mais um dia de manifestações de protestos em várias cidades da França, exigindo maiores subsídios e um pagamento adicional anual de seguro-desemprego de três mil francos, cerca de 523 dólares. As manifestações começaram em meados de dezembro. Vinte e cinco agências governamentais encarregadas de questões ligadas ao desemprego foram ocupadas por manifestantes. O premier Lionel Jospin deve se pronunciar hoje sobre as medidas que seu governo pretende implantar em relação ao crescimento dos índices de desemprego na França.(DPA)
Netanyahu pode
adiar retirada
Pressionado pelas ameaças de seus aliados radicais de direita, o premier israelense Benjamin Netanyahu, estaria disposto a adiar pelo prazo máximo possível a retirada da Cisjordânia e reduzir também sua extensão, mesmo que isto lhe custe um conflito com os Estados Unidos. Segundo o jornal ‘‘Haaretz’’, no encontro que manteve anteontem com o enviado especial do governo norte-americano Dennis Ross, o premier se recusou a discutir a extensão da retirada das tropas israelenses da Cisjordânia. Ross se reuniu à noite com o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, na cidade de Belém, na Cisjordânia. Com sua visita à região, Ross espera estabelecer as bases das reuniões que Netanyahu e Arafat terão com o presidente norte-americano Bill Clinton, nos dias 22 e 23 deste mês, em Washington.(DPA)
Senadora assume
chancelaria mexicana
O presidente do México, Ernesto Zedillo, nomeou ontem uma senadora do Partido Revolucionário Institucional (PRI) com ampla experiência internacional como a primeira chanceler do México. Rosario Green, 56, é uma ativa defensora dos direitos das mulheres e conhecida internacionalmente por sua moderação como secretária-geral assistente de assuntos políticos na sede das Nações Unidas em Nova York desde 1994.(Reuter)
Menem sinaliza
com reeleição
O Partido Justicialista (peronista) pediu ontem ao Supremo Tribunal argentino que declare inconstitucional uma cláusula transitória da Constituição do país que proíbe o presidente Carlos Menem de concorrer a uma segunda reeleição em 1999. Para os partidários de Menem a cláusula é ‘‘discriminatória’’. O governo tem contado normalmente com pelo menos cinco votos no tribunal de nove ministros.

mockup