NOTAS
Gibraltar
BRUXELAS - Espanha e Reino Unido chegaram ontem a um acordo de princípio sobre o contencioso em relação a Gibraltar, que ameaçava bloquear a aprovação de uma nova estrutura militar da Otan, afirmou uma fonte ligada à negociação. Os detalhes deste acordo de princípio, que permitirá o levantamento da resistência britânica sobre a nova estrutura militar da Aliança, deverão ser analisados durante uma reunião restrita de ministros de Defesa da Aliança e um Comitê Militar.
Papa
CIDADE DO VATICANO - O Papa João Paulo II viajará à América, numa data ainda por determinar, para concluir o Sínodo episcopal sobre o continente, indicou ontem o secretário geral do Sínodo, o arcebispo belga Jan Schotte. O monsenhor Schotte indicou que o Papa tem a intenção de publicar, para sua visita à América, o documento final da assembléia.
Massacre-1
BOGOTÁ - Pelo menos sete camponeses foram assassinados ontem na Colômbia por supostos paramilitares, apesar das medidas do governo que declarou uma guerra frontal contra estes grupos num esforço para deter a violência. Com a nova matança chega a 57 o número de camponeses assassinados nas últimas duas semanas em ataques atribuídos a paramilitares.
Massacre-2
NOVA DÉLHI - Fazendeiros de alta casta incendiaram mais de 30 casas na noite de segunda-feira numa vila do Estado oriental indiano de Bihar, matando 64 pessoas, a maior parte delas mulheres e crianças que dormiam, informaram a polícia e testemunhas. O massacre, a mais violenta explosão até hoje da violência entre castas no empobrecido Estado, começou por volta das 21h30 (horário local) de segunda-feira.

mockup