Notas
- Uma confusão envolvendo as crianças Natasha, de 8 anos, e Nicholas, de 11, filhos do gaúcho Marco Aurélio Holderbaum, de 48 anos, e sua mulher Julian, americana, vai ser decidida hoje na Corte de Familia de Manhattan (NY). O casal pode perder a custódia das crianças, acusado de maltratá-las. As denúncias foram feitas pela escola das crianças.
- Três pessoas morreram e uma outra ficou ferida ontem à noite no ataque a uma mesquita praticado por um movimento extremista religioso sunita em Faisalabad, centro do Paquistão. Dois desconhecidos dispararam contra os fiéis que rezavam na entrada do templo. Entre os mortos estava um jovem de 13 anos. O imã da mesquita ficou ferido e está hospitalizado em estado grave. A mesquita pertence ao grupo religioso extremista sunita Sipah-e-Sahaba (SSP).
- Com uma série de comemorações, o Uruguai lembrou ontem o centenário do nascimento de Gerardo Matos Rodríguez (Becho), autor de La Cumparsita, o tango mais famoso de todos os tempos. Becho, que morreu em 1948 aos 51 anos, foi o protótipo do tangueiro de sua época: jogador contumaz, mulherengo, grande companheiro dividindo sua vida entre Montevidéu, Buenos Aires e Paris. Em 1917, com apenas 20 anos, nem sequer sonhando com o sucesso, escreveu La Cumparsita, tango que se converteu na peça-mãe do gênero. É tocada em uma aldeia da Turquia como marcha nupcial, existem duas versões cantadas em inglês, 14 em japonês, 3 em italiano, 2 em guarani, 1 em quechua, 1 em vietnamita, 1 em português e 3 em espanhol. Só no Rio de la Plata e desde seu nascimento La Cumparsita tem mais de 400 gravações.
- O governo da China confirmou ontem que o desertor norte-coreano Hwang Jang-yop, importante ideólogo do regime comunista de Pyongyang, chegou ontem às Filipinas. Hwang estava asilado no consulado sul-coreano em Xiamen, na China, desde 12 de fevereiro quando desertou no meio de uma viagem de negócios ao País. Ele chegou acompanhado de outras quatro pessoas em um helicóptero à cidade filipina de Baguio.
- Sete pessoas morreram anteontem de madrugada na explosão de uma bomba em Saida (Sudoeste da Argélia), informou ontem a polícia. O alvo da bomba era a sede da guarda comunal do bairro de Bujors, particularmente sensível e onde vários atentados foram cometidos nos últimos tempos.
- A mulher em coma desde 1985, estuprada em uma clínica de Rochester (EUA) morreu no fim de semana com 30 anos. Identificada apenas como Kathy, ela deu à luz um menino há um ano, criado pelos avós, que se recusaram a um aborto. O ex-enfermeiro John Horace foi condenado em 27 de fevereiro pelo estupro da mulher e pode pegar 25 anos de reclusão. Este foi o primeiro caso de gravidez de uma mulher em coma. Kathy estava nesse estado desde 1985 após um acidente de automóvel.





