Berlim O ex-oficial nazista Friedrich Engel, de 93 anos, conhecido como ''o Carrasco de Gênova'', foi condenado ontem pela Audiência Provincial de Hamburgo a sete anos de prisão, por participar da matança de 59 partidários italianos em 1944. O promotor Jochen Kuhlmann pediu cadeia perpétua para o acusado, por considerar que a matança lembrava as ações do extermínio judeu. No entanto, Engel não irá para a prisão devido a sua avançada idade.
A Justiça conseguiu comprovar que esse ex-oficial mandou levar as vítimas, amarradas de dois em dois, para uma fundação nos arredores da cidade italiana de Turchino, e as fuzilou em companhia de outros soldados nazistas. Essa execução em grupo foi um ato de represália a um ataque dos ''partisans'' italianos contra o cinema dos soldados alemães, o ''Odeon'' de Gênova, no qual morreram cinco membros da Marinha alemã.
O agora condenado, que antes de ingressar no Exército da Alemanha nacional-socialista e depois da guerra trabalhou como comerciante de madeira, disse durante o julgamento com fortes medidas de segurança que sente ''respeito pelas vítimas''. Engel declarou no julgamento que se sente ''co-responsável'', mas não ''culpado'' pela matança, já que não a ordenou e não se atreveu a contradizer seus superiores, mas a Procuradoria considerou que o ex-oficial nazista nunca recebeu uma ordem nesse sentido.
A declaração de um médico de 79 anos de Darmstadt (centro da Alemanha) foi determinante para a condenação, pois explicou ao tribunal que presenciou como Engel ordenou o assassinato de um dos reféns e que ensinou a um soldado nazista como se atirava a queima-roupa. Também foi decisiva a declaração de outro ex-oficial das ''SS'', lida perante o tribunal, segundo a qual Engel era um tipo ''especialmente cruel e bestial''. Este testemunho revelou detalhes da execução, como por exemplo que o condenado repartiu pãezinhos e conhaque aos soldados nazistas enquanto fuzilavam os italianos.
Dois dos sete ex-oficiais da Marinha nazista que foram testemunhar asseguraram que nenhum membro desse corpo do Exército alemão matou os italianos por vontade própria, mas por ordem direta de Engel.

mockup