Nasa perde o contato com sonda marciana
Guy CLAVEL
France Presse
De Washington
A Nasa perdeu ontem todo o contato com a sonda Mars Climate Orbiter (MCO), que deveria estudar a distribuição de água na atmosfera do planeta vermelho, o que representa um grande golpe para o programa espacial americano. A Nasa teme que a nave especial tenha se espatifado contra o astro.
Ao final de uma viagem perfeita de nove meses e mais de 670 milhões de quilômetros, a MCO acionou automaticamente ontem à 1h50, hora da Califórnia (5h50 de Brasília) o motor principal para pôr-se em órbita em torno de Marte.
A manobra foi bem registrada e a comunicação foi cortada, como o previsto, quando a sonda passou por trás do planeta. Mas no momento em que deveria entrar de novo em contato com a sala de controle do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena (Califórnia), a MCO manteve silêncio.
Algumas horas mais tarde, um dos responsáveis pela missão, Richard Cook, admitiu, em entrevista à imprensa, que houve um importante erro de navegação.
Segundo ele, quando a sonda sobrevoou Marte de perto estava a uma altitude de 60 km, isto é, 25 km mais abaixo da considerada altitude mínima aceitável para que a nave pudesse sobreviver.





