Nasa cria sistema para captar palavra pensada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de março de 2004
France Presse 
Washington - A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou ontem que está desenvolvendo um programa informático para captar a palavra pensada através de sinais nervosos enviados à garganta, um método que poderá ser muito útil para astronautas, profissionais que trabalham em locais barulhentos e deficientes.
Uma pessoa que utiliza este sistema subvocal pensa frases e as pronuncia para si mesma, de forma tão baixa que as palavras são inaudíveis, mas a língua e as cordas vocais recebem os sinais enviados pelo cérebro, explicou Chuck Jorgensen, responsável pelo programa na Nasa.
O pesquisador e sua equipe descobriram que pequenos receptores instalados sob o queixo e de cada lado do pomo-de-adão permitem captar sinais nervosos que são analisados por um programa que os converte em palavras.
O novo sistema poderá ser utilizado nas naves espaciais e em locais de trabalho barulhentos, como as torres de controle aéreo, além de auxiliar os atuais programas de reconhecimento vocal.


