Multidão protesta na Iugoslávia
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de abril de 2000
Associated Press
De Belgrado
Nas primeiras manifestações de protesto contra o governo do presidente Slobodan Milosevic em 8 meses, a oposição sérvia superou divergências históricas e conseguiu reunir, ontem, cerca de 100 mil pessoas no centro da capital iugoslava. Centenas de agentes de segurança acompanharam a distância a concentração, que transcorreu sem incidentes.
Sob o lema Contra a violência, por eleições democráticas, pelo menos 20 oradores discursaram em meio a aplausos frenéticos dos presentes entre os quais líderes do movimento estudantil Otpor (Residência), sindicalistas e jornalistas. Exigiram a realização de eleições antecipadas e livres, a dissolução do regime de Milosevic e a democratização da Sérvia. Segundo a rádio independente B2-92, milhares de sérvios de todos os pontos da república atenderam à convocação.
O governo tentou de todas as maneiras frustrar o ato público. A imprensa oficial classificou o ato de mais uma traição da oposição aliada da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e advertiu para a possibilidade de ocorrência de atentados terroristas durante a manifestação.
A polícia federal, por sua vez, ergueu barreiras nos principais pontos de acesso à capital, informou a emissora de rádio Studio B.