Mulher morre na China de variedade da gripe aviária
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Agência Estado 
Uma mulher morreu na China do vírus H10N8, uma variedade da gripe aviária, no primeiro caso relatado de infecção deste vírus em humanos. A informação foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (18).
A mulher de 73 anos morreu no dia 6 de dezembro, seis dias depois de contrair a doença, segundo comunicado da OMS. A organização destacou que o vírus é detectado em aves desde 1965 em pelo menos sete países, incluindo a China.
De acordo com o comunicado, embora a mulher tenha visitado um mercado de aves vivas quatro dias antes de ficar doente, não se sabe ainda de onde ela contraiu o H10N8.
A mulher morreu em Nanchang, capital da província de Jiangxi, no sul da China. Familiares e outras pessoas a quem ela teve acesso não registraram sintomas da doença, nem houve casos similares na região.
Segundo autoridades, atualmente não há evidências de transmissão entre humanos do novo vírus H10N8. No entanto, uma análise científica publicada em agosto resultou na mais forte evidência até agora de que o H7N9 pode ser transmitido entre pessoas, o que potencialmente poderia levar a uma epidemia.
A China está iniciando a sua tradicional época de gripes e há muito tem problemas com gripe aviária. A variedade H7N9 da gripe aviária apareceu neste ano no país e já infectou pelos menos 139 pessoas na China, Hong Kong e Taiwan, matando 45.
As autoridades chinesas estão investigando o caso do H10N8 e reforçaram a vigilância em relação a infecções, declarou a OMS.


