Moscou acusa Otan de provocação
Associated Press
As autoridades militares da Rússia manifestaram-se surpresas ontem pela decisão americana de adiar o envio das tropas russas a Kosovo e qualificaram a manobra como uma provocação, segundo a agência Interfax. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmou ontem que enviou a Moscou uma delegação de militares do Shape - alto comando da aliança na Europa - para discutir o papel das tropas russas na força de pacificação de Kosovo, Kfor.
Trata-se de uma missão de caráter técnico e não político sobre a participação da Rússia na Kfor, disse um porta-voz da Otan. Os acordos político-militares entre a Rússia e os EUA em Hensinque limitaram-se a estabelecer que os soldados russos não dependerão diretamente dos generais da Otan, mas dividirão a coordenação com eles.
Dois aviões militares com 100 pára-quedistas a bordo estavam preparados para partir para Kosovo ontem quando tiveram de desligar seus motores porque Hungria, Romênia e Bulgária, a pedido de Washington, não lhes concedeu autorização para sobrevoar seus territórios.





