Morte de manifestante causa novos protestos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Reuter 
VLORE, Albânia - Dezenas de milhares de manifestantes ocuparam ontem as ruas da cidade portuária albanesa de Vlore, numa explosão de ultraje no funeral de um manifestante antigovernista morto em confronto com a polícia.
A polícia o matou!, gritava a multidão de pelo menos 30 mil pessoas que acompanhava o caixão aberto de Artur Rustemi, um lojista de 33 anos que morreu de ferimentos de bala sofridos durante uma batalha nas mesmas ruas, 24 horas antes.
A cidade permaneceu calma durante o dia sem que fossem vistos policiais uniformizados. Mas ao cair da noite, mais de 10 mil pessoas se concentraram novamente na Praça da Independência de Vlore, promovendo novos protestos.
Na capital Tirana, 150 km ao norte, o parlamento convocou uma sessão noturna para debater a proposta do primeiro-ministro Aleksander Meksi de introduzir medidas de emergência em Vlore para acabar com os distúrbios.


