O presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, prometeu que esta república iugoslava se tornará independente no dia 13 de julho o mais tardar, diante de mais de 15.000 pessoas reunidas ontem à noite em Podgorica.
‘‘Um Estado de Montenegro independente é a única solução possível’’, declarou Djukanovic no encerramento da campanha eleitoral na praça central da capital montenegrina.
Os eleitores montenegrinos renovam o Parlamento no domingo. No caso de vitória de Djukanovic, serão convocados para um plebiscito sobre a independência de Montenegro, que junto com a Sérvia forma a República Federal Iugoslava (RFI).
‘‘Montenegro somente poderá sobreviver se for aberta para todo o mundo’’, acrescentou, recebendo os aplausos da multidão, composta em grande parte por jovens. Djukanovic, que aparece como o provável vencedor nas pesquisas de opinião, acusou o presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, de ter se ‘‘envolvido diretamente’’ na campanha eleitoral ao lado dos detratores da independência.
O primeiro-ministro montenegrino, Filip Vujanovic, declarou por sua vez que ‘‘se a Sérvia não quiser formar (com Montenegro) uma aliança de dois Estados internacionalmente reconhecidos, é problema dela. Nós teremos um Montenegro independente e reconhecido pelo mundo para todo o sempre’’.

mockup