Militar é condenado a prisão perpétua
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Folhapress 
São Paulo - Uma corte militar na China prendeu nesta segunda-feira (25) um ex-oficial militar de alta patente por corrupção, removendo dele seu título de general e confiscando seus bens. A condenação é de prisão perpétua.
Guo Boxiong, de 74 anos, foi o vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central até deixar o posto em 2012. Em 2015, o governo afirmou que o processaria por suborno, uma das iniciativas do presidente Xi Jinping contra a corrupção nas Forças Armadas. A agência de notícias Xinhua informou que todo o "dinheiro e materiais ilícitos" de Guo foram confiscados.
O caso foi conduzido a portas fechadas, já que envolvia segredos militares, afirmou a agência. Guo admitiu os crimes, manifestou arrependimento e não vai recorrer da decisão. Ele aceitou subornos "gigantescos", por conta própria e por conivência com outros, de acordo com a Xinhua. No site do Ministério da Defesa, um comentário dizia que a luta contra aos subornos "é de vida e morte" para os militares.


