Cerca de mil cadáveres, vítimas dos combates, podem ser encontrados nas imediações do aeroporto de Kandahar, afirmaram ontem fontes humanitárias. ''Os combates foram muito violentos e duraram muito tempo; acreditamos que a cifra de mil mortos não é exagerada'', acrescentaram as fontes.
A cidade de Kandahar, a segunda do Afeganistão, conta com vários aeroportos em suas imediações. Um aeroporto civil, chamado de internacional, onde se encontrariam os corpos, um militar e outro onde aterrissam as autoridades árabes que vão à região para caçar.
Nas últimas semanas, chegaram notícias sobre intensos combates pelo controle do aeroporto da cidade entre os talebans e as forças locais pasthuns. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) deve iniciar hoje o enterro dos corpos da cidade de Kandahar, último reduto dos talebans.
Segundo o porta-voz da CICV, Michael Kleiner, foram abertos dezenas de túmulos. Depois de obter garantias de segurança por parte dos comandos anti-talebans, as equipes da Cruz Vermelha começaram a recolher os corpos com a ajuda de voluntários de diferentes tribos locais para enterrá-los.
De acordo com a Agência Nacional de Notícias de Qatar, no Paquistão, cerca de 70 talebans feridos foram executados em um hospital em Kandahar logo que a cidade foi entregue às forças locais.

mockup