Michelle Bachelet assume hoje presidência do Chile
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de março de 2006
France Presse 
Santiago - A líder socialista Michelle Bachelet tomará posse hoje como a primeira mulher à frente de um governo no Chile, diante de delegações de 120 países e do Parlamento reunido em Valparaíso, 110 km a oeste de Santiago.
Um contingente de 3.200 policiais em Santiago e Valparaíso será responsável pelo esquema de segurança em torno dos cerca de 30 chefes de Estado que participarão da cerimônia, ao lado de mais de 1.200 jornalistas de meios de comunicação nacionais e internacionais.
O presidente Ricardo Lagos, socialista e agnóstico como sua sucessora, passará a Bachelet a missão de continuar a tarefa dos três governos anteriores da Concertación Democrática, a coalizão de centro-esquerda que há 16 anos substituiu a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, a ministra da Defesa francesa, Michelle Alliot-Marie, e a primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, simbolizarão a presença feminina na cerimônia, que começará ao meio-dia no Salão de Honra do Congresso Nacional.
Médica pediatra de 54 anos, especialista em temas de segurança, separada e mãe de três filhos, Bachelet propõe um novo estilo de governo, com paridade entre homens e mulheres no gabinete e nas equipes de trabalho. ''O Chile será o primeiro país a ter, nos distintos cargos de tomada de decisões no setor público, paridade total'', anunciou a nova presidente, em relação à participação das mulheres no poder.
Os presidentes Lula, do Brasil, Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Alejandro Toledo, do Peru, Néstor Kirchner, da Argentina, e Tabaré Vásquez, do Uruguai, também participarão da cerimônia. Este será o último encontro desses dirigentes latino-americanos com Lagos no cargo de presidente. Após entregar o cargo a Bachelet, Lagos se dedicará a atividades no campo internacional.
''Não podemos cair em conceitos de Guerra Fria. Devemos desenvolver uma política exterior que nos permita os melhores acordos com os países vizinhos, e manter boas políticas de integração e cooperação'', disse Bachelet quando venceu as eleições no dia 15 de janeiro, com 53,5% dos votos.
Lula - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja hoje para o Chile. Ele participa da posse da nova presidente do Chile, Michelle Bachelet, prevista para as 12h. De acordo com a agenda, após a cerimônia de posse, Lula participará do almoço que será oferecido pela presidente chilena aos chefes de Estado.
Em seguida, Lula se reunirá por volta de 15h30 com Bachelet no Palácio Presidencial de Cerro Castillo. De lá, ele segue para um encontro com a primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, e com o primeiro-ministro de Marrocos, Driss Jetou. O retorno de Lula para Brasília está previsto para as 17h40 de hoje.


