México: Sobe a 97 número de mortos por tempestades
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Agência Estado 
Mais 16 corpos foram encontrados nas últimas horas em áreas devastadas pelas tempestades que atingiram o México, há alguns dias, pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Autoridades locais informara, nesta quinta-feira (19) que, por conta dessas catástrofes naturais, o número de mortos subiu de 81 para 97 pessoas.
No entanto, é possível que o custo humano da passagem, praticamente simultânea, das tempestades Manuel e Ingrid pelo México seja ainda mais elevado. Equipes de resgate tentavam, nesta quinta, chegar à pequena vila de produtores de café de La Pintada, nas montanhas do sul do país. Autoridades temem que, neste local, 58 pessoas tenham morrido em um deslizamento de terra.
Ao mesmo tempo, a tempestade Manuel ganhou mais força depois de retornar ao Pacífico e transformou-se em furacão. Horas atrás, o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou que o olho do furacão tocou o solo no norte do México, entrando pelo Estado de Sinaloa. A tempestade tem ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora.
Ingrid, pelo Atlântico, e Manuel, pelo Pacífico, atingiram o México quase simultaneamente no último domingo. Além das 91 pessoas mortas, 49 mil ficaram desabrigadas. A rara combinação de tempestades simultâneas afetou, em maior ou menor medida, 22 dos 31 Estados mexicanos, confirmou o secretário de governo do país, Miguel Angel Osorio Chong.


