Ber­lim- Mé­di­cos da Ale­ma­nha anun­cia­ram o trans­plan­te de um co­ra­ção ar­ti­fi­cial de 92 gra­mas, o me­nor já im­plan­ta­do em um ser hu­ma­no, em uma pa­cien­te de 50 ­anos que so­fre de in­su­fi­ciên­cia car­día­ca. ‘‘Ela su­por­tou bem a ope­ra­ção de ­três ho­ras e ­meia’’, afir­mou nes­ta se­gun­da-fei­ra o di­re­tor da clí­ni­ca de ci­rur­gia car­día­ca da Uni­ver­si­da­de de Hei­del­berg, Mat­thias ­Karck.
A ope­ra­ção foi rea­li­za­da no fi­nal de ju­lho. O co­ra­ção, fei­to de plás­ti­co e ti­tâ­nio, vai re­gu­lar o flu­xo san­guí­neo pa­ra o ven­trí­cu­lo es­quer­do do co­ra­ção.
‘‘Es­te no­vo mo­de­lo ofe­re­ce gran­des van­ta­gens: com um pe­so de 92 gra­mas é o me­nor dis­po­si­ti­vo do mun­do que po­de subs­ti­tuir com­ple­ta­men­te o ven­trí­cu­lo es­quer­do e ope­ra par­ti­cu­lar­men­te de ma­nei­ra si­len­cio­sa e ­eficaz’’, con­ta ­Karck.
  A clí­ni­ca po­de ain­da mo­ni­to­rar ele­tro­ni­ca­men­te os equi­pa­men­tos 24 ho­ras por dia. ‘‘Es­ta bom­ba, em prin­cí­pio, po­de­rá tam­bém ser usa­da co­mo uma so­lu­ção tem­po­rá­ria, en­quan­to se aguar­da um trans­plan­te ­cardíaco’’, dis­se, por sua vez, o che­fe mé­di­co da clí­ni­ca ale­mã, Ar­jang Ruh­par­war.

mockup