Marcha contra impeachment promete bloquear fronteira
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Lúcio Flávio Moura <br> Enviado a Ciudad del Este 
Ciudad del Este - Uma semana depois dos senadores paraguaios ratificarem a decisão dos deputados de afastar Fernando Lugo da presidência da República , o movimento que luta pela volta do ex-bispo ao cargo promove hoje em Ciudad del Este um protesto que promete bloquear o tráfego na fronteira com o Brasil. Em Foz do Iguaçu (Oeste), grupos sindicais e do movimento estudantil também garantem que vão fechar a Ponte da Amizade do lado brasileiro. A expectativa é que 5 mil pessoas participem de uma marcha que sairá pela manhã da Praça da Paz, em frente a Prefeitura de Ciudad del Este, e que deve percorrer o concorrido trecho urbano da Ruta 7, a principal artéria do centro comercial que atende aos sacoleiros. Os manifestantes não descartam um ato de ocupação da ponte e o encontro dos dois grupos sobre o Rio Paraná.
De acordo com o Marcelo O'Hara, da Frente de Defesa da Democracia, entidade criada para lutar pela recondução de Lugo à presidência, a resistência está organizada em todo o país e o evento tem o objetivo de fortalecer o grupo e mobilizar a opinião pública. ''Aqui na praça e depois na ponte, estarão trabalhadores ligados a três centrais sindicais, o movimento estudantil, o movimento dos sem-teto e dos sem-terra. E consideramos também a possibilidade de comerciantes do microcentro nos apoiarem. Muitos deles estão descontentes porque a crise política está derrubando as vendas'', afirmou O'Hara, dirigente sindical que milita no PMPT, um pequeno partido de esquerda. Cuidando dos últimos detalhes para a marcha de hoje, o sindicalista tentava obter informações na noite de ontem sobre a adesão de camponeses sem-terra ao evento.
''Estamos otimistas. Há uma onda que está se encorpando. Há até mesmo integrantes dos partidos tradicionais que estão nos procurando''. Ele lembrou que o mesmo tipo de protesto será realizado em outras sete cidades do país.
O padre Nilo Marmol, outro coordenador da frente, disse que a resistência está articulando pequenos protestos diariamente. Ontem, segundo ele, um grupo bloqueou o tráfego na Ruta 6, próximo a Encarnación, na fronteira com a Argentina. ''Queremos que os protestos se estendam e que haja nova marcha no sábado (amanhã)''.
O estudante brasileiro Rafael Gomes, aluno de Cinema da Universidade Federal da Integração Latino Americana, participou ontem da vigília instalada na Praça da Paz. Segundo ele, a CUT deve mobilizar um número significativo de dirigentes sindicais nos protestos de hoje.


