Manila acusa Pequim de construir ilha secreta
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de setembro de 2016
France Presse 
Vientiane - O governo das Filipinas denunciou nesta quarta-feira (7) um plano chinês secreto para construir uma ilha no mar da China Meridional, o que aumenta a tensão regional durante a reunião de cúpula dos países do sudeste asiático. Manila afirma que tem provas, com fotos, de que dois barcos chineses se aproximaram do recife de Scarborough, reivindicado pelas Filipinas, para preparar a construção de uma ilha artificial.
"Temos motivos para acreditar que sua presença é um prelúdio para atividades de construção sobre o recife", declarou à AFP o porta-voz do ministério da Defesa filipino, Arsenio Andolong.
O tema é extremamente sensível, pois o recife tem uma importância estratégica para os Estados Unidos: a China poderia dispor de instalações a apenas 230 km da ilha filipina de Luzón, onde as forças americanas operam a partir de uma base oficial.
"Poderíamos terminar com um confronto física entre a Guarda Costeira chinesa e os navios filipinos apoiados pela Marinha americana", afirmou o analista Carl Thayer, da Universidade Australiana de Nova Gales do Sul.


