Manifestantes na Turquia prometem intensificar os protestos que duram duas semanas
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de junho de 2013
Agência Brasil 
Brasília Os manifestantes na Turquia anunciaram que vão manter os protestos no país contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e as obras no Parque Gezi, em Istambul. Os manifestantes se autodenominam "indignados" e classificam os protestos de "resistência contra injustiças". Há duas semanas ocorrem manifestações no país. Pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Há relatos de que vários manifestantes deixaram os acampamentos no Parque Gezi, mas passaram a se concentrar na tenda principal do movimento Solidariedade com Taksim. O movimento atua como uma espécie de liderança dos ativistas ambientalistas. Sexta-feira (14), Erdogan defendeu o fim da ocupação do Parque Gezi.
Paralelamente, há uma polêmica envolvendo os médicos que prestaram socorro aos manifestantes. O governo da Turquia determinou a abertura de inquérito para investigar os médicos que deram assistência aos manifestantes que participaram dos protestos nas últimas duas semanas. A informação é da União dos Médicos da Turquia (cuja sigla em turco é TTB).


