São Paulo - Autoridades da Malásia voltaram atrás ontem sobre a informação de que o sistema de comunicação conhecido como Acars (sigla em inglês) do Boeing-777, desaparecido desde sábado (sexta no Brasil), foi desligado antes do último contato da aeronave.
Hishammuddin Hussein, ministro da Defesa da Malásia, havia dito que o Acars parou de enviar sinais à 01h07 (horário local), enquanto o último contato feito pelo copiloto dizendo que estava "tudo bem" foi à 1h19.
No entanto, Ahmad Jauhari Yahya, chefe executivo da Malaysia Airlines, disse que o Acars deveria ter enviado um sinal à 1h37, o que não foi feito. Assim, o equipamento pode ter sido desativado em qualquer momento dessa meia hora.
Dois minutos após o último contato, o transponder, sistema que informa a localização do avião, parou de funcionar ou foi desligado.
A interrupção dos dois sistemas fez com que os investigadores considerem a hipótese de desligamento deliberado ou coagido.

mockup