Macedônia ataca os rebeldes
As forças macedônias voltaram a disparar ontem para as colinas de Tetovo, no Noroeste da Macedônia, poucas horas depois da expiração do prazo do ultimato de Skopje aos guerrilheiros albaneses para que se rendessem ou abandonassem o território. Às 9 horas locais, os morteiros das forças macedônias voltaram a disparar contra as colinas em torno de Tetovo. O tiroteio foi suspenso uma hora mais tarde, comprovou a AFP.
Aparentemente, trata-se de uma última operação de limpeza do setor antes de um assalto das forças macedônias, segundo se informou em Tetovo.
Dois civis que portavam granadas e ameaçavam lançá-las contra uma posição das tropas macedônias perto do quartel de Tetovo foram mortos ontem, segundo testemunhas informaram à AFP. Os dois homens, a bordo de um automóvel, se aproximaram da posição dos soldados e tentaram lançar suas granadas, mas foram mortos, de acordo com as mesmas fontes.
Os disparos das forças macedônias tiveram por alvo principalmente a fortaleza de Kale, que domina a cidade de Tetovo (130.000 habitantes), e que durante os últimos dias foi utilizada como posto avançado pelos rebeldes do Exército de Libertação dos Albaneses da Macedônia (UCK), que lutam contra as forças governamentais desde o dia 4 de março.
As forças macedônias dispararam contra um grupo de casas onde se suspeitava que havia rebeldes escondidos.
O prazo de 24 horas de Skopje expirou quarta-feira às 20 horas. Pouco antes, o UCK havia anunciado uma trégua e propôs iniciar um diálogo com as autoridades macedônias. A resposta do presidente macedônio Boris Trajkovski foi ordenar ao exército que imponha a ordem nas fronteiras depois de uma reunião com os representantes de todos os partidos que têm legisladores no Parlamento, quarta-feira ao anoitecer em Skopje.





