Lordes poderão permitir volta de Pinochet ao Chile
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de março de 1999
AE-ANSA 
Notícias publicadas ontem pela imprensa chilena sustentam que a decisão sobre o caso do ex-ditador Augusto Pinochet será salomônica, porque avalizará o conceito de extraterritorialidade, mas sustentará que ele não é aplicável em caráter retroativo a Pinochet.
Foi o que escreveu ontem o correspondente do diário El Mercurio em Londres, que sustenta que a versão é corrente nos círculos judiciais mais bem informados da capital britânica.
Ele acrescentou que com a decisão, classificada de salomônica, os lordes juízes tratarão de agradar a todos.
O jornal escreveu que os lordes declararão solenemente que aceitam ampliar as fronteiras do direito internacional público, confirmando as pretensões de extraterritorialidade do juiz (espanhol) Baltasar Garzón, que pediu a extradição de Pinochet. Mas ao mesmo tempo os lordes afirmarão que tal inovação jurídica não pode ser aplicada a Pinochet em caráter retroativo.
A decisão será anunciada na quarta-feira e, caso se confirme a especulação do El Mercurio, Pinochet poderá regressar imediatamente ao Chile. Ele encontra-se detido em Londres desde outubro, a pedido de Garzón, que quer que ele seja julgado por violações dos direitos humanos.
Segundo o El Mercurio, uma eventual decisão salomônica dos lordes significará que eles aceitam a imunidade diplomática de Pinochet.


