Londres contesta desentendimento entre Blair e Bush
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de novembro de 2001
Das agências<br>De Londres e Washington 
O primeiro-ministro britânico Tony Blair e o presidente norte-americano George W. Bush conversaram na segunda-feira à noite pelo telefone sobre a situação no Afeganistão, o que desmente boatos de desentendimento entre os dirigentes, afirmou ontem o porta-voz de Downing Street.
''Se alguém tivesse escutado essa conversa, teria se dado conta de que os boatos de que os dois países têm opiniões divergentes sobre o Afeganistão não têm fundamento'', declarou o porta-voz durante uma coletiva de imprensa.
A imprensa do Reino Unido informou ontem, citando fontes diplomáticas britânicas próximas ao Ministério da Defesa, que uma operação de seis mil soldados britânicos no Afeganistão tinha sido atrasada depois de desentendimentos entre Washington e Londres sobre a missão dessas tropas.
Segundo as fontes citadas pelos jornais The Times e The Independent, a Casa Branca estaria mais interessada em perseguir Osama bin Laden, suspeito dos atentados do dia 11 de setembro nos Estados Unidos, e na queda do regime taleban, do que em estabelecer força militar encarregada de garantir e controlar a chegada de ajuda humanitária para os afegãos.
Bush e o Ramadã O presidente norte-americano, George W. Bush, disse segunda-feira à noite, em um jantar em comemoração ao Ramadã, que este é um tempo de jejum e orações para a fé muçulmana, mas ressaltou que os terroristas ''não têm dias de festa''. Bush se reuniu segunda-feira com embaixadores de mais de 50 países, nos quais vivem comunidades muçulmanas, para honrar seus costumes religiosos como o Ramadã. ''O Ramadã e as festas natalinas são um bom momento para que as pessoas de diferentes crenças aprendam uns com os outros'', disse, acrescentando que quando ''a campanha no Afeganistão terminar, seus habitantes conhecerão a paz''.


