O poderoso lobby norte-americano de fabricantes de armas de fogo declarou nesta quarta-feira guerra ao governo do presidente Bill Clinton, ao lançar uma campanha publicitária que acusa as autoridades de levar adiante uma ‘‘política escandalosa’’.
Em uma página de propaganda publicada no jornal ‘‘USA Today’’, Charlton Heston, presidente da National Rifle Association (NRA), e seu vice-presidente, Wayne LaPierre, acusam o presidente e o Congresso de transformarem ‘‘o processo legislativo em um puro teatro político’’, ao terem apresentado leis sem intenção de respeitá-las, com o único objetivo de evidenciarem-se na televisão.
Os alunos que vão para as escolas armados não são processados e tampouco os criminosos surpreendidos quando tentam comprar uma arma, afirmou o lobby.
Em vez de castigar os criminosos, ‘‘estudam novas leis sobre as armas, além das 20 mil que já existem nos livros’’, escreveram os responsáveis da NRA.
Esta campanha publicitária surgiu depois da decisão de Clinton de propor uma série de novas medidas legislativas para endurecer a regulamentação sobre as armas de fogo e sobretudo o acesso a elas por parte das crianças.

mockup