Líder xiita exilado voltará ao Iraque
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de maio de 2003
Siavosh Ghazi<br>France Presse 
Teerã O aiatolá Mohamad Baqer Hakim voltará nos próximos dias ao Iraque após 23 anos de exílio no Irã e seus adversarios, começando pelos americanos, temem que ele tente ''exportar'' o modelo iraniano para Bagdá. O aiatolá Hakim, um dos chefes religiosos e políticos da comunidade xiita que representa mais de 60% da população iraquiana, poderá medir rapidamente sua popularidade no sul do país. Em abril, seu irmão foi recebido triunfalmente em Al Kut, Al Amare, Karbala e, inclusive, em Bagdá. Ambos são filhos do grande aiatolá Muhsin Al Hakim, chefe espiritual do mundo xiita de 1955 a 1970.
Os americanos devem seguir atentamente o retorno daquele que, em uma ''mensagem ao povo do Iraque'' no início da guerra, convocava a ''trabalhar duro para estabelecer as regras da sharia (lei islâmica) e integrá-las à vida social e política do futuro Iraque''.
A atenção americana será ainda maior já que, segundo fontes da Assembléia Suprema da Revolução Islâmica no Iraque (Asrii), poderá ceder a seu irmão Abdelaziz a direão desta oranização estabelecida em Teerã e que era o principal grupo de oposição xiita a Saddam Hussein. De acordo com as mesmas fontes, ele pode se concentrar assim em seu papel de ''chefe político e espiritual'' dos xiitas. Há duas semanas, ao ser indagado se desejava se converter no Khomeini do Iraque, respondeu com um sorriso que era ''um simples soldado'' da revolução islâmica no Iraque.


