Kim Jong-un é nomeado comandante supremo
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de dezembro de 2011
France Presse
Seul - O jornal do Partido Comunista norte-coreano anunciou ontem a nomeação do novo líder, Kim Jong-un, ''comandante supremo'' do Exército, em um novo passo do processo de sucessão de seu falecido pai, Kim Jong-il. ''Vamos promover o camarada Kim Jong-un ao posto de comandante supremo e general'', noticiou o Rodong Sinmun, órgão oficial do poder norte-coreano, em editorial.
Nomeado na segunda-feira líder da Coreia do Norte pouco após o anúncio da morte de seu pai, Kim Jong-il - chamado por seu povo de ''querido líder'' -, Kim Jong-un era conhecido até agora como ''grande sucessor'' ou ''grande camarada''.
Ainda sem completar 30 anos, Kim Jong-un é um general de quatro estrelas e vice-presidente da todo-poderosa Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, duas promoções obtidas em setembro de 2010, no âmbito do processo de sucessão lançado por seu pai. Ele representa a terceira geração dos Kim no poder na Coreia do Norte, fundada por seu avô, Kim Il-sung.
Após a morte de Kim Jong-il, ocorrida no sábado mas mantida em segredo até a segunda-feira, foi decretado luto de 13 dias. Este período terminará no dia seguinte ao enterro do ex-dirigente, previsto para o próximo dia 28.