Kerry será o novo secretário de Estado
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de dezembro de 2012
Folhapress 
São Paulo - O presidente Barack Obama indicou ontem o senador John Kerry para secretário de Estado. Ele é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e se candidatou à Presidência pelo Partido Democrata em 2004. Ele irá suceder Hillary Clinton.
Obama afirmou esperar que Kerry seja confirmado ''rapidamente''. No último dia 13, a embaixadora dos EUA para a ONU, Susan Rice, retirou seu nome da ''corrida'' para suceder Hillary. A desistência foi apresentada sob a justificativa de que a indicação dela ao cargo acarretaria numa longa batalha pela aprovação do Senado.
O recuo se deve a pressões feitas por republicanos que declararam considerar Rice inapta para o cargo por causa das entrevistas que concedeu após um ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia, em setembro.
Nas entrevistas, Rice propagava a versão de que o ataque era resultado de um protesto contra um vídeo de sátira ao islã. Mais tarde, a própria Casa Branca começou a tratar o caso como um ato de terrorismo.


