Katsav é contrário a fazer concessões aos palestinos
Moshé Katsav, ex-ministro da direita e deputado do Likud, de 55 anos, que afirma defender as causas sociais e a dos judeus orientais, foi eleito ontem pelo Parlamento oitavo presidente do Estado de Israel.
Nascido em 1945 no Irã e criado em Israel, Katsav é um judeu praticante e respeitador das tradições. Afirma defender as causas sociais e os direitos das minorias, em sua maioria judeus orientais, à prosperidade.
Katsav é um parlamentar experiente, membro da Knesset (parlamento) desde 1977. Várias vezes foi candidato à direção do Likud, mas nunca foi eleito. Em sinal de importância em seu partido, foi escolhido para o cargo honorífico de vice-primeiro-ministro.
Foi ainda ministro dos Transportes e depois de Turismo em dois governos conservadores. Como quase todo o seu partido, em 1993 se opôs aos acordos de Oslo com os palestinos, mas foi um dos primeiros representantes da direita a aceitá-los posteriormente.
É considerado um moderado pragmático, mas contrário às concessões aos palestinos para obter a paz. Mal foi anunciada sua vitória, Katsav tomou a palavra para render homenagem a seu rival, o ex-primeiro-ministro trabalhista e prêmio Nobel da paz, Shimon Peres e dizer imediatamente que será o presidente de todos os israelenses.
Katsav disse: Minha intenção é contribuir para a redução das tensões no seio de nossa sociedade e serei o representante de todos os estamentos sociais.
Aproveitou para lançar um apelo aos árabes israelenses, aos judeus religiosos e laicos, sefarditas e ashquenazes, para que vejam nele seu representante, seu presidente.
Essas intenções já foram manifestadas previamente: Se for eleito presidente de Israel, servirei à sociedade israelense, para que todos os seus componentes se entendam melhor e para desenvolver a tolerância recíproca, disse Katsav em 24 de julho passado aos jornalistas, após ter recebido a investidura de seu partido à presidência.
O novo chefe de Estado, com funções essencialmente de honra, deve prestar juramento hoje à tarde. Katsav é eleito para um mandato único de sete anos.





